O QUE É A

Contabilidade Analítica

A contabilidade analítica analisa as contas na ótica do custo de produção de cada serviço ou produto.

É especialmente importante quando se produzem produtos e serviços diferentes usando o mesmo tipo de recursos. O objectivo da contabilidade analítica é distinguir o custo real de produção a fim de avaliar se o preço de venda e a margem respectiva são adequadas.

Implementação de contabilidade analítica

A contabilidade analítica habitualmente não se consegue analisar com os programas normais de contabilidade.

O seu uso obriga a adaptar novos programas ou a ter programas feitos à medida para o efeito.

A decomposição de cada produto nas suas matérias constituintes para determinar o custos efectivo bem como a decomposição das operações a que cada produto é submitido também são relevantes.

Até operações complementares de inspecção, retrabalho ou sucata são importantes quando se compara diversos tipos de produtos. 

Nalguns casos existem custos administrativos ou gerais acrescidos que ao não serem atribuidos corretamente a um produto ou cliente levam a que os cálculos das margens de lucro sejam feitas de modo errado e isso leva a más decisões de gestão.

Corkart - Chão de cortiça 

A Corkart dedica-se a fazer chão de cortiça exportando a maior parte da sua produção.

A quantidade de operações efectuada varia com o tipo de chão e foi implementado um sistema para decompor a matéria prima utilizada e as operações de cada tipo de produto.

Telhas UM

As telhas UM fazem diversos tipos de telhas sendo das empresas mais inovadoras nesta área.

Certos modelos de telhas levam diversos tipos de matéria prima e o processo de fabrico passa por fases diferentes.

O QUE É O

Custo de complexidade

Quando existem muitas variações do mesmo produto ou serviço só manter tudo operacional implica custos de complexidade elevados.

Começa por poder ser mais complicada a comunicação dos diferentes produtos para o cliente final, passa por a nível das operações ser mais difícil sistematizar estas e aplicar melhorias generalizadas e termina no caso de haver versões descontinuadas em prestar serviço a essas versões e manter maior quantidade de stocks.


Até operadoras de comunicações usam formas de fazer pacotes fechados para facilitar o processo de facturação.